O primeiro passo para preparar este bolo de leite ninho gelado é colocar os ovos, o açúcar e a manteiga numa tigela e bater bem, de preferência com uma batedeira, até dissolver bem os grãos de açúcar e obter um creme suave – isso ajuda a conseguir um bolo mais crescido e fofinho.
Dica: Neste momento pré-aqueça o forno nos 180ºC (forno médio).
Dissolva o leite de Ninho no leite e adicione na mistura anterior. Misture bem e coloque a farinha peneirada aos poucos, enquanto incorpora sem bater.
Por fim adicione o fermento e misture levemente nessa massa de bolo de leite Ninho. Unte e enfarinhe uma forma de bolo média e coloque nela a massa. Leve ao forno nos 180ºC e deixe assar por 30 a 40 minutos ou até crescer, dourar e passar no teste do palito.
Dica: Recomendamos usar uma forma redonda sem furo no centro, de aproximadamente 22 cm.
Enquanto o bolo está no forno, prepare o recheio para bolo gelado de leite Ninho: numa panela coloque o leite condensado e leite Ninho e fique mexendo até desgrudar da panela, em ponto de brigadeiro mole.
Nesse momento retire a panela do fogo e adicione o creme de leite. Misture muito bem e devolva ao fogo, mexendo sempre, até voltar a ficar espesso. Desligue e reserve.
Dica: Depois de adicione o creme de leite não deixe a mistura ferver, para o creme de leite não se separar.
Retire o bolo do forno e deixe esfriar um pouco. Enquanto isso, misture o leite condensado com o leite, para obter a calda que vai deixar esse bolo de Ninho molhado.
Desenforme o bolo, corte em 2 ou 3 discos de massa (que serão as camadas de bolo) e derrame a calda em cada uma dessas partes.
Dica: Você pode picar o bolo com um garfo para ajudar a calda a penetrar melhor.
Espalhe também o recheio sobre a massa e monte o bolo sobrepondo as camadas. Embrulhe todo o bolo com papel alumínio e reserve na geladeira durante, pelo menos, 1 hora – o ideal é reservar por 3 a 4 horas, para conseguir um bolo bem úmido e molhadinho.
Retire do frio seu bolo de leite Ninho recheado gelado e, se quiser, prepare um chantilly firme para decorar. Polvilhe leite Ninho ou coco ralado e está pronto!
Bolo Pamonha simples - Ingredientes: 2 latas de milho em conserva 1 vidro de leite…
Bolo Amanteigado Ingredientes: 3 ovos 2 colheres de sopa bem cheias de manteiga 2 xícaras…
BOLO DE BANANA (FOFINHO) O bolo de banana é macio, úmido e perfeito para aproveitar…
BOLO DE MILHO CREMOSO DE LIQUIDIFICADOR Aquele bolo que fica douradinho por fora e super…
SOPA CREMOSA DE INHAME COM ALHO-PORÓ Uma sopa leve, cremosa e cheia de sabor para…